Ductos genitais e glândulas




MASCULINO

   Os testículos produzem testosterona, androstenediona que estimulam o desenvolvimento dos ductos mesonéfricos em todos os ductos masculinos para o transporte e maturação do espermatozoide. Já o hormônio antimulleriano promove a regressão dos ductos paramesonéfricos.
·             Próstata: inicia seu desenvolvimento por volta da 11 semana e se forma a partir de evaginações da parte prostática da uretra associada ao mesênquima adjacente. Está totalmente desenvolvida na 16 semana.

        

        Glândulas Bulbouretrais: se desenvolvem a partir de evaginações da parte esponjosa da uretra juntamente com o mesênquima associado.



FEMININO

   O desenvolvimento dos ductos femininos não depende da presença de hormônios. Na ausência de testosterona os ductos mesonéfricos regridem e na ausência de antimulleriano os ductos paramesonéfricos se desenvolvem formando as tubas uterinas, o primórdio uterovaginal e ajuda a unir o ligamento largo, a bolsa retouterina e a vesicoutrina.
  • Glândulas uretrais e parauretrais: formadas por brotos da uretra, se equivalem a próstata no homem.
  • Glândulas vestibulares maiores: formadas por evaginações do seio urogenital. Seu correspondente masculino são as glândulas bulbouretrais.
        Vagina: o epitélio da vagina é formado pelo endoderma do seio urogenital e a parede muscular da vagina é formada pelo mesênquima adjacente. A partir do tubérculo do seio temos a formação de um par de estruturas: os bulbos sinovaginais; mais tarde esses bulbos se fundem e formam a placa vaginal, que ira desintegrar suas células centrais para formar a luz da vagina.




Nenhum comentário:

Postar um comentário